24/08/2017, Quinta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Pesquisa coordenada pela UVA estuda impactos de Instituições de Ensino Superior em cidades médias do Nordeste
      
Notícias - Pesquisa coordenada pela UVA estuda impactos de Instituições de Ensino Superior em cidades médias do Nordeste
Gerar PDF

Pesquisa coordenada pela UVA estuda impactos de Instituições de Ensino Superior em cidades médias do Nordeste, como Sobral.


A influência das instituições de Ensino Superior (IES) no desenvolvimento de cidades nordestinas de médio porte é o objeto da pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com a participação de pesquisadores de outras três IES. A pesquisa é financiada pelo Governo do Ceará, com recursos do Edital de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Coordenada pela Professora Virgínia Holanda, do Curso de Geografia da UVA, o trabalho intitulado “A ampliação do Ensino Superior nas cidades médias nordestinas e seus rebatimentos no espaço urbano e regional” teve início em abril de 2016 e concentra os estudos nas cidades cearenses de Crato, Juazeiro do Norte e Sobral e, ainda, nas cidades de Parnaíba (Piauí), Mossoró (Rio Grande do Norte) e Campina Grande (Paraíba), envolvendo pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade do Estado de Rio Grande do Norte (UERN).

De acordo com a Professora Virgínia Holanda, o objetivo do projeto é "avaliar, a partir do estabelecimento das IES nessas cidades, as consequências para o desenvolvimento regional e em que medida elas têm favorecido os investimentos do setor público e do setor privado". Foram considerados na pesquisa aspectos como a chegada de redes de supermercados e shopping centers; melhorias na infraestrutura urbana; expansão da oferta de serviços e modernização do comércio.

O trabalho assinala, por exemplo, as transformações observadas na infraestrutura dessas cidades, como a implantação do sistema de transporte urbano com o uso de veículo leve sobre trilhos (VLT), em Sobral, e o “aumento significativo no saneamento básico, a exemplo de Parnaíba, que hoje tem 90% da cidade coberta, fato ocorrido na última década”, afirma a professora Virgínia. 

A pesquisa na UVA conta com a participação de cinco bolsistas de Iniciação Científica, orientados pela Professora Virgínia e, em setembro de 2017, o trabalho será apresentado em Portugal. “Em abril de 2018, quando teremos encerrado a pesquisa, será publicado um livro sobre o trabalho”, afirma Virgínia Holada. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





31.07.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 612 vezes

000017



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.