18/12/2017, Segunda-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Relatório, livro e documentário produzidos pelo NEDET/UVA são apresentados durante Seminário no campus do Junco
      
Notícias - Relatório, livro e documentário produzidos pelo NEDET/UVA são apresentados durante Seminário no campus do Junco
Gerar PDF


Foi realizado na quarta-feira, 9 de agosto de 2017, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCH/UVA), no campus do Junco, o Seminário Território e Territorialidade: democratizando saberes e boas práticas em políticas públicas. No evento foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da UVA (NEDET/UVA), com pré-lançamento do livro como mesmo título e documentário produzido pelo NEDET. O Seminário teve a participação do Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e da Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne.

O relatório técnico das ações desenvolvidas, de outubro de 2014 a abril de 2017, foi apresentado pelo Coordenador do NEDET/UVA e Diretor do CCH, Professor José Osmar Fonteles, no Auditório Milton Santos, onde estiveram presentes representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado; de sindicatos de trabalhadores rurais; da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE); de Secretarias Municipais e vereadores além de várias outras instituições da sociedade civil.

Estiveram presentes, também, representantes das assessorias e coordenações de núcleo, colegiados, núcleos dirigentes e comitês temáticos dos territórios Litoral Extremo Oeste; Serra da Ibiapaba; Sobral e Vales do Curu/Aracatiaçu.

Ao parabenizar a equipe do NEDET pela realização do Seminário, o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho afirmou ser de “grande importância esse projeto que atinge cerca de 12 mil pessoas, com mais de 400 ações de extensão e de pesquisa, nos municípios componentes da estratégia territorial”.

Ao agradecer a participação dos convidados, o Professor Osmar Fonteles ressaltou a importância do seminário. “Este é um momento importante de socialização da experiência desenvolvida pelo NEDET e assessoria aos colegiados territoriais, nos processos de participação social, democracia e controle social. Agradeço a todos os envolvidos no projeto, principalmente às assessorias e componentes das diversas instâncias territoriais”.

O Livro

O livro Território e Territorialidade: democratizando saberes e boas práticas em políticas públicas, organizado pelo Professor José Osmar Fonteles e editado pelas Edições UVA e Editora SertãoCult, teve pré-lançamento durante o Seminário. A publicação reúne artigos e relatos de experiências sobre a política territorial através do Projeto NEDET e foi possível graças a parceiros como o CNPq/Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e UVA.

De acordo com o Professor Osmar Fonteles, “o livro procura relatar e discutir o fecundo processo de interação entre o meio acadêmico e a dinâmica inovadora de aplicação das políticas públicas voltadas para o meio rural brasileiro, empreendida a partir de 2003, ressaltando seus avanços, dilemas e perspectivas”, explica. 

O Documentário

A programação do Seminário teve, ainda, o lançamento do documentário “Mãe Lagoa”, que apresenta “aspectos da história de vida e conservação e preservação ambiental, tomando como referencia moradores tradicionais da Área de Preservação Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca”, no litoral Oeste do Ceará.

Também participaram do evento as pró-reitoras Somália Viana (Pesquisa e Pós-Graduação); Kaliny Pessoa (Planejamento) e Aline Landim (Assuntos Estudantis); o Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Helder Almeida; a Ouvidoria da UVA, Ebe Pimentel; a Diretora Executiva do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE), Josefa Dêis Brito; estudantes e professores dos cursos de Ciências Sociais, História e Geografia. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, por meio dos ícones abaixo.





11.08.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 719 vezes

000033



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.