18/12/2017, Segunda-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   UVA adere ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos
      
Notícias - UVA adere ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos
Gerar PDF


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) fez a adesão formal ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. Com a adesão, em 12 de setembro de 2017, a UVA passa a integrar o conjunto de mais de 300 Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, signatárias do Pacto. 

Para elaboração do plano de trabalho, foi instituído o Comitê Gestor das ações do Pacto na UVA – coordenado pela Vice-Reitora Izabelle Mont'Alverne – , que relacionará as atividades a serem desenvolvidas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária e comunitária. O plano de trabalho deverá ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) em 90 dias. De acordo com o MEC, até o início de outubro, 163 IES já haviam concluído o plano de trabalho e estão na etapa de monitoramento. 

O Pacto 

Lançado em 24 de novembro de 2016, o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa do Governo Federal, fruto da parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério dos Direitos Humanos e tem como objetivo “ampliar o alcance e aprofundar a Educação em Direitos Humanos junto às Instituições de Educação Superior.” Por meio do Pacto, as Universidades, Institutos Federais, Centros Universitários e Faculdades, tanto públicas quanto privadas, elaboram e realizam projetos ao longo de cinco eixos de trabalho, de acordo com suas necessidades e campos de atuação prioritários: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão, e Convivência Comunitária e Universitária.

Além das IES, as Entidades Apoiadoras (“EAs”), representam um grupo de parceiros que trabalham para dar amplitude e efetividade ao Pacto Universitário. O conjunto de Entidades Apoiadoras (EA’s) abrange órgãos e entidades da Administração Federal, Estadual, Distrital e Municipal, além de Organismos Internacionais, Organizações da Sociedade Civil e Entidades da Educação Superior. Cabe às EA’s apoiar as IES no desenvolvimento das ações do Pacto, conforme sua natureza e vocação institucional, por intermédio de um Plano de Atuação. Atualmente, 24 Entidades são Apoiadoras do Pacto.

Atualmente o número de IES signatárias do Pacto, por regiões é; Norte (13), Nordeste (53), Centro Oeste (44), Sudeste (119) e Sul (77). De acordo com o MEC, São Paulo (57), Paraná (43) e Minas Gerais (26) são os três estados com maior número de adesões.

Com o objetivo de divulgar a concepção, os objetivos e os procedimentos, o Documento Orientador das ações do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos está disponível no Portal do Pacto, em educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br. O documento é dirigido às IES parceiras, às entidades apoiadoras do Pacto, bem como aos demais interessados em conhecer e aderir à iniciativa.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





11.10.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 775 vezes

000021



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.