19/11/2017, Domingo
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Guia Aluno

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Curso de Filosofia da UVA recebe Prêmio John Templeton de Ensino de Filosofia da Religião
      
Notícias - Curso de Filosofia da UVA recebe Prêmio John Templeton de Ensino de Filosofia da Religião
Gerar PDF

Marcos Fábio (esquerda) e Glaudenir Brasil (centro), juntamente com o Secretário Geral da ABFR, Agnaldo Cuoco e Sérgio Miranda (ABFR), durante o VII Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, em 25/10/2017, em São Paulo.


Os professores do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antonio Glaudenir Brasil Maia, Marcos Fábio Alexandre Nicolau e Renato Almeida de Oliveira foram agraciados com o Prêmio John Templeton de Ensino de Filosofia da Religião – Abordagem Analítica de incentivo ao ensino de Filosofia da Religião em instituições acadêmicas brasileiras. O trabalho desenvolvido na UVA foi um dos três escolhidos pela Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) e o anúncio foi feito em 25 de outubro de 2017, durante o VII Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, em São Paulo. 

Os professores da UVA são membros do Grupo de Pesquisa Filosofia da Religião (GEPHIR/CNPq) e concorreram com a proposta de Ensino de Filosofia da Religião, que desenvolveram no Curso de Filosofia durante este ano. Os professores Glaudenir Brasil e Marcos Fábio estiveram presentes ao Congresso, onde também apresentaram trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Gephir/CNPq.

Os três projetos foram premiados, cada um, com cinco mil dólares – valores convertidos em reais. De acordo com o Edital, “o valor correspondente a três mil dólares será concedido ao professor e o valor correspondente a dois mil dólares será concedido à instituição na qual o professor premiado lecionou a disciplina, na forma de livros de Filosofia da Religião”. 

O Prêmio, destinado a professores de Instituições de Ensino Superior no Brasil, foi instituído pela ABFR em parceria com a John Templeton Foundation (JTF), instituição financiadora.

Para o Professor Antonio Glaudenir Brasil Maia, Diretor do Centro de Filosofia, Letras e Educação da UVA (CENFLE) e Coordenador do Gephir, “o prêmio é o reconhecimento do trabalho do GEPHIR que, além das atividades de pesquisa e eventos que realizamos, como quatro edições do Colóquio Filosofia da Religião, também contribui com atividades de ensino no âmbito do Curso de Filosofia. Nossa classificação na premiação tem muita simbologia, pois fomos selecionados em nível Nacional, o que incentiva nosso trabalho. O prêmio ajuda muito no andamento de nossas atividades, tendo em vista que vai assegurar a aquisição de acervo bibliográfico, ampliando nossas fontes de pesquisa, o que contribui para colocarmos nosso curso de Filosofia, através do GEPHIR, no cenário da pesquisa em Filosofia da Religião”, afirma.

O Grupo de Pesquisa Filosofia da Religião (GEPHIR) foi criado em 2011 e é credenciado junto ao Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de desenvolver atividades de investigação na área de Filosofia da Religião. Saiba mais: (88)3611-6521.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





06.11.2017
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 663 vezes

000011



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.