05/08/2020, Quarta-Feira
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - UVA integra Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural, que será lançado em 22 de março
Gerar PDF


Com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) será lançado no dia 22 de março de 2018, em Fortaleza, o Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural (OPLURAL). O evento é aberto ao público e terá início às 15h, no Auditório Valnir Chagas,  na Faculdade de Educação da UFC (Faced), no campus do Benfica.

A apresentação do OPLURAL será feita pelos pesquisadores das instituições que apoiam a ação (UVA, UFC e UECE), seguida de debate sobre Políticas Públicas do Mundo Rural, com a participação do Professor Dr. Levi Furtado (Geografia/UFC).

De acordo com os professores idealizadores do grupo, Maria do Céu de Lima (Faced); Nicolau Bussons (Zootecnia/UVA); Teresa Vasconcelos (Geografia/UECE) e Maria Inês Fraser (Agronomia/UFC), o “tendo como ponto de partida a ideia de aglutinar pesquisadores que estudam as políticas públicas voltadas para o mundo rural, o OPLURAL apresenta-se, como uma iniciativa pioneira no Estado do Ceará”.

O grupo identificou a “existência de vasta literatura sobre o mundo rural cearense, porém, a dispersão desse material tem dificultado o necessário aprofundamento do debate sobre o desenvolvimento rural e, neste sentido, o Observatório buscará preencher essa lacuna existente sobre os estudos das politicas públicas do rural cearense”.

Para o Professor Nicolau Bussons "é extremamente pertinente o surgimento do OPLURAL neste momento conjuntural de desmonte vivenciado pelas políticas públicas do mundo rural. Por isso, também, estamos nos apresentado como uma ferramenta de resistência aos ataques sofridos pelos agricultores familiares mais recentemente”, afirma.

O Observatório “permitirá diálogos interinstitucionais para, em rede, a partir dessa articulação, produzir conhecimento coletivo, fortalecendo esse campo do conhecimento e potencializar, em termos de pesquisa e extensão, essa produção, reunindo essas pesquisas em uma biblioteca on-line”, explica a Professora Maria do Céu.

O Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural

Composto por um grupo de pesquisadores das universidades públicas e instituições que trabalham com as políticas públicas do mundo rural, o OPLURAL terá um caráter interdisciplinar e interinstitucional, sendo criando com o objetivo central de acompanhar, analisar e debater as políticas públicas voltadas para o mundo rural.

Suas linhas temáticas de observação serão as políticas ambiental, agrícola e agrária; os conflitos e disputas territoriais; a educação dos povos do mar e do campo; bem como a segurança, soberania alimentar e nutricional. Saiba mais: facebook.com/oplural

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





16.03.2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1313 vezes

000318



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.