24/06/2018, Domingo
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   I Encontro de Gestores de Cultura das IES do Ceará aprova proposta de criação do Fórum de Cultura e Arte das IES
      
Notícias - I Encontro de Gestores de Cultura das IES do Ceará aprova proposta de criação do Fórum de Cultura e Arte das IES
Gerar PDF


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participou, na quarta-feira, 30 de maio de 2018, do I Encontro de Gestores de Cultura das Instituições de Ensino Superior do Ceará. Com o objetivo de discutir “o lugar e o papel da cultura e das artes nos processos de formação e de gestão cultural empreendidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Ceará”, os participantes aprovaram a proposta de criação do Fórum de Gestão de Cultura e Arte das Instituições de Ensino Superior do Ceará (FOCART/CE).

O evento, realizado na Casa de José de Alencar (CJA), em Messejana, foi promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Cariri (UFCA) e teve também a participação de gestores culturais da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade Regional do Cariri (URCA); e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Os projetos e ações culturais da UVA foram apresentados pelo Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura da UVA, Prof. Luiz Antônio Araújo Gonçalves, e pelo Coordenador de Cultura, Pedro Carvalho. A capacitação, por meio de Curso de Especialização em Gestão Cultural, que será ofertado pela UVA, ainda este ano, será importante para multiplicar o número de pessoas que pensem a Cultura, não só em Sobral, mas na Região", afirmou o Professor Luiz Antônio. 

Apesar de recente, a gestão cultural na UVA apresenta avanços ao abrir espaços para diversas linguagens artísticas, articulações com movimentos nas áreas de música, dança, literatura, artes visuais e patrimônio”, destacou Pedro Carvalho, ao convidar os participantes do Encontro para visitar a Mostra UVA de Arte e Cultura, que será realizada em outubro.

Além da criação do FOCART/CE, foram aprovadas as propostas de criação de um catálogo de eventos unificado das IES cearenses; a articulação dos gestores culturais das IES com a Secretaria da Cultura do Estado (SECULT) e a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado (SECITECE) para a “elaboração de editais específicos voltados para as áreas de cultura e arte e para conhecer melhor o funcionamento do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC), integrante do Sistema Estadual de Cultura”.

Também se decidiu pela participação das IES do Ceará no XIV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), a ser realizado no período de 7 a 10 de agosto próximo, em Salvador. No dia 11 de junho está prevista reunião entre a SECULT/CE, UFCA, UVA e URCA.

Com informações da ASCOM/UFC.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





04.06.2018
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 297 vezes

000021



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2018 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.