22/03/2019, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Reunião Regional da SBPC será realizada em março, em Sobral.
      
Notícias - Reunião Regional da SBPC será realizada em março, em Sobral.
Gerar PDF

Reitor e vice-reitora da UVA participaram da reunião da comissão organizadora das comemorações do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, realizada em 22/01/2019.


Será realizada, no período de 27 a 30 de março de 2019, no Centro de Convenções de Sobral, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento fará parte das comemorações, organizadas pela Prefeitura Municipal, que marcam o centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, com a observação do eclipse solar em Sobral, em 1919.

A Reunião Regional da SBPC reunirá pesquisadores e cientistas e terá como tema central “Educação Básica de qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. A realização do evento em Sobral foi definida durante reunião, na terça-feira, 22 de janeiro, com o Prefeito Ivo Gomes; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho; a vice-reitora Izabelle Mont’Alverne, e com os demais membros da comissão organizadora dos eventos de comemorativos. 

As comemorações pelos 100 anos da Teoria da Relativa tiveram início em maio de 2018, com a instituição do Ano Municipal das Ciências, e a realização de diversas atividades, como palestras, exposições e aulas de Astronomia. 

As comemorações têm também apoio, além da SBPC, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Governo do Ceará, por meio da SECITECE, integra a comissão organizadora das comemorações. Varias atividades serão realizadas durante o ano de 2019, com eventos locais, nacionais e internacionais, com o objetivo de “celebrar a data e incentivar a melhoria da Educação em Física e Astronomia”.

As comemorações do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, celebram a participação de Sobral que recebeu várias comitivas de astrônomos de diversos países para a observação do eclipse solar, em 1919, o que possibilitou a comprovação da Teoria de Albert Einstein. 

Com informações ASCOM SECITECE e PMS

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





24.01.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 917 vezes

000032



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.