22/03/2019, Sexta-Feira
 
 
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
Página Inicial Contato Mapa do Site
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista


Links Relacionados

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM
Página Inicial da UVA   >   Notícias   >   Livro e documentário pelos 50 anos da UVA são apresentados em evento aberto à comunidade, no Teatro São João.
      
Notícias - Livro e documentário pelos 50 anos da UVA são apresentados em evento aberto à comunidade, no Teatro São João.
Gerar PDF

Apresentação do livro e documentário comemorativos pelos 50 Anos da UVA ocorreu em evento aberto à comunidade, na noite de 13/02/2019, no Teatro São João.


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou na quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, o lançamento do livro e do vídeo documentário comemorativos pelos 50 Anos da UVA. A publicação, com selo das Edições UVA, e o documentário foram produzidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral. O evento foi realizado no Teatro São João, com a presença do Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, do Prefeito Ivo Gomes, do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, e da Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne.

Intitulado Cinquentenário da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o livro reúne informações sobre a gênese da UVA, desde a criação dos primeiros cursos e a encampação da Faculdade de Filosofia Dom José, pertencente à Diocese de Sobral, em seus primeiros anos, como Autarquia Municipal. A obra traz registros da trajetória da Universidade ao longo dos reitorados de Monsenhor Sadoc de Araújo, fundador e primeiro reitor da UVA (1968 a 1990), Prof. José Teodoro Soares (1990 a 2006), Prof. Antonio Colaço Martins (2006 a 2013) e do atual reitorado do Prof. Fabianno Cavalcante de Carvalho, iniciado em 2014.

A obra, com coordenação editorial da Professora Emérita da UVA, do Curso de História, Giovana Saboya Mont’Alverne, contém textos de diversos colaboradores e mensagens do Governador e Vice-Governadora do Ceará, Camilo Santana e Izolda Cela; do Prefeito Ivo Gomes, e de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo de Sobral. O livro também apresenta a estrutura da Universidade em seus quatro campi localizados em Sobral e reúne, ainda, um rico acervo iconográfico.

Para o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, o livro tem grande importância por “retratar excertos de uma história que é, também, parte da história de Sobral, do Ceará, do Brasil e, sobretudo, da história de vida dos milhares de alunos, que se graduaram pela UVA, dos professores e funcionários que se dedicaram e dos que a ela ainda se dedicam”. 

O livro do Jubileu de Ouro da UVA representa “um registro, escrito por múltiplos autores, protagonistas desta trajetória exitosa, de uma história marcada por atos heroicos de seus fundadores, liderados por Mons. Sadoc de Araújo e tantos outros que ajudaram a construir esta Universidade”, disse a Professora Giovana Mont’Alverne.  

O documentário, apresentado antes do lançamento do livro, conta os primeiros anos da Universidade, narrados pelo seu fundador, Monsenhor Sadoc, e depoimentos de professores e ex-professores. O vídeo destaca, ainda, a evolução da Universidade e sua importância para Sobral e Região Norte, em depoimentos do prefeito de Sobral e do reitor da UVA.

Professor colaborador nos primeiros anos do Curso de Direito, em 1998, o Prefeito Ivo Gomes ressaltou que “a UVA é fruto do inconformismo e da persistência dos seus idealizadores, que a criaram pequena e hoje é o maior patrimônio dos sobralenses”. 

Representando o Governador Camilo Santana, o Secretário Inácio Arruda também destacou a importância regional da UVA. “A ação transformadora da UVA tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social de toda a região, o que deve aumentar, ainda mais, nos próximos anos”, disse Inácio Arruda.

O evento, aberto à comunidade, teve a participação de professores, estudantes, representantes da Administração Superior, ex-professores, e egressos da Instituição. Entre os presentes estiveram os ex-professores Padre José Linhares; Padre João Batista Frota; Monsenhor Gonçalo de Pinho, que também representou a Diocese de Sobral; a Vice-Prefeita de Sobral, Christianne Coelho; a Deputada Estadual Augusta Brito; o Chefe Geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marcos Bomfim; o Diretor do campus do IFCE em Sobral, Eliano Pessoa; o Diretor da Subseção Judiciária de Sobral, Juiz Tiago Mesquita Teles de Carvalho; o Presidente da OAB Sobral, Rafael Ponte; e o Diretor Industrial da Grendene em Sobral, Nelson Rossi. 

O livro sobre os 50 anos da UVA pode ser adquirido, gratuitamente, na Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA (ACMI), no campus Betânia. 

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





21.02.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 529 vezes

000016



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.