20/10/2019, Domingo
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Reitores das universidades estaduais cearenses participam de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir situação das IES
Gerar PDF

Reitores da UVA, UECE e URCA, e representantes estudantis e de sindicatos docentes, participaram de audiência pública na AL para discutir situação das três universidades estaduais cearenses, em 09/07/2019, em Fortaleza.


As dificuldades enfrentadas pelas três universidades cearenses – UVA, UECE e URCA – foram o tema de Audiência Pública realizada na terça-feira, 9 de julho de 2019, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Educação Superior da Assembleia Legislativa. A situação das universidades foi apresentada aos parlamentares da Comissão pelos reitores Fabianno Cavalcante de Carvalho (UVA), Jackson Sampaio (UECE) e Francisco de Lima Júnior (URCA). A audiência teve, também, a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia, Educação Superior (SECITECE), Inácio Arruda, estudantes, professores, representantes estudantis e dos sindicatos docentes das três IES. 

Ao apresentar a situação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, ressaltou problemas de estrutura nos quatro campi e a necessidade urgente de realização de concurso para admissão de servidores técnico-administrativos. “Há também a necessidade de adequar o valor atual do custeio às necessidades da UVA”, afirmou o reitor que destacou que “a UVA tem recebido diversos investimentos do Governo do Estado em obras importantes de assistência estudantil como a inauguração da Residência e do Restaurante universitários, mas ainda existem muitas demandas”, disse.

O deputado Renato Roseno, autor do requerimento para realização da audiência falou da necessidade de valorização da universidade pública cearense no momento atual e do “desafio do Estado de ir na contramão do desmonte federal, não repetindo contingenciamentos e cortes”, destacando que “as três universidades estaduais são responsáveis por mais de 70% das licenciaturas no Estado, além de apresentarem indicadores de qualidade em várias áreas, apesar das dificuldades”, disse o deputado.

Sobre o aumento de demandas diante do crescimento das universidades estaduais nos últimos anos, o Secretário Inácio Arruda lembrou investimentos feitos como, realização de concursos, bolsas para fixação de doutores no interior, bolsas de permanência na graduação, mestrado, doutorado e de iniciação científica, além de obras de infraestrutura. Sobre as dificuldades o secretário da SECITECE afirmou que “existem problemas a serem enfrentados, como a situação de substitutos e temporários nas instituições, além de questões orçamentárias que podem encontrar na Assembleia um importante articulador de diálogo”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da AL/CE

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





10.07.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 953 vezes

000055



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.