20/08/2019, Terça-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Ciências Contábeis da UVA tem estudantes e egressos premiados no XIV ENECON e em conferências em Londres e Lisboa
Gerar PDF

Os estudantes egressos do Curso de Ciências Contábeis da UVA, Viviane da Silva Sousa (à direita) e Francisco Alves de Souza Neto, durante premiação no XIV Encontro Nordestino de Contabilidade (ENECON), em junho de 2019, em Teresina.


Dois estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e outros dois ex-alunos do curso, foram destaques pelos trabalhos apresentados em eventos nacional e internacional. Os trabalhos foram escolhidos na categoria Melhor Artigo.

Os estudantes do Curso de Ciências Contábeis da UVA, Ana Elisa Carneiro Costa e Marcos Bruno Messias de Sousa, e a ex-aluna, Viviane da Silva Sousa, autores do artigo intitulado "Grau de Governança Eletrônica dos Estados Nordestinos  IGEN", orientados pela Professora Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino (UVA), obtiveram 1º Lugar no Concurso de Artigos Científicos do XIV Encontro Nordestino de Contabilidade (ENECON), realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade, de 13 a 15 de junho de 2019, em Teresina.

Em 2º Lugar, no mesmo concurso, ficou o artigo intitulado o “Poder da Acurácia dos Estágios de Ciclo de Vida das Empresas nas previsões de Lucros: uma análise das empresas listadas na B3”, que tem como um dos autores o egresso do Curso de Ciências Contábeis da UVA, Francisco Alves de Souza Neto

De acordo com a Professora Cíntia Aquino, o artigo sobre grau de Governaça Eletrônica foi fruto de pesquisa realizada na disciplina de Auditoria do Setor Público. “O interesse por pesquisa está passando a ser uma característica do perfil dos alunos do Curso, diferentemente do que ocorria há bem pouco tempo e eles estão mais motivados depois do reconhecimento do trabalho dos colegas no ENECON”, afirma Cíntia acrescentando que “nesse sentido temos trabalhado desde o ingresso dos alunos no curso no incentivo ao aprendizado contínuo e de estar sempre atualizado”, explica.

Londres e Lisboa

O ex-aluno do Curso de Ciências Contábeis da UVA, Clayton Robson Moreira da Silva, atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC), e a mestranda Érica Sobreira, do mesmo programa, foram ganhadores do prêmio de Melhor Artigo na XIX Conferência Anual da European Academy of ManagementEURAM (Academia Europeia de Administração), realizada de 26 a 28 de junho de 2019, em Lisboa, com o artigo "Slow but sure: the effects of empowerment and materialism on slow fashion consumption" (Lento, mas seguro: os efeitos do empoderamento e do materialismo no consumo de slow fashion).

Em Londres, no dia 3 de julho, ambos foram agraciados com prêmio de melhor artigo pelo trabalho "Do materialism and empowerment influence slow fashion consumption? EvidenceBrazil" (Materialismo e empoderamento influenciam o consumo de slow fashion? Evidências do Brasil), apresentado na LII Conferência da Academy of Marketing.

Os pesquisadores venceram na EURAM na área temática Business for Society, que teve mais de mil artigos selecionados. Na Conferência da Academy of Marketing, o prêmio foi na área Fashion marketing and consumption, uma das 19 do congresso.

Segundo a Professora Cláudia Buhamra (UFC), orientadora dos trabalhos, estes “versam sobre o slow fashion (moda lenta), um movimento de moda sustentável que tem ganhado força entre designers, varejistas e consumidores, baseado em críticas a uma sociedade acelerada e ao sistema insustentável fast fashion (moda rápida) da indústria atual”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





16.07.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 851 vezes

000024



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.