22/10/2019, Terça-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - UVA realiza II Jornada sobre Povos Indígenas e Universidades no Ceará
Gerar PDF

Participantes da II Jornada dos Povos Indígenas e Universidade no Ceará fizeram a dança ritual da tradição indígena (Torém), na Praça da Integração, no campus Betânia, em 09/08/2019.


O Curso de Pedagogia Intercultural Indígena da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizou, em 9 de agosto de 2019, no campus Betânia, a II Jornada dos Povos Indígenas e Universidade no Ceará. O evento reuniu representantes indígenas dos povos Tremembé, que participaram de mesa redonda com o tema “Diálogos e experiências interculturais: Universidade e Cultura Indígena”. O evento foi realizado, simultaneamente, em várias universidades cearenses na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto.

A Jornada, realizada em parceria com a Comunidade Indígena Tremembé, teve como objetivos “fomentar o saber crítico e o debate interdisciplinar com, e sobre, os povos indígenas, proporcionando uma rede de inclusão dentro das Universidades, bem como contribuir para a construção de um novo paradigma com vistas à compreensão das questões relacionadas aos povos indígenas”.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena da UVA, Adriana Campani, o evento também comemorou um ano de criação do curso ofertado pela UVA. “Foi também uma oportunidade de conhecermos um pouco das experiências de outras universidades que realizam cursos de licenciaturas interculturais indígenas, como o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena LII-PITAKAJA, na UFC, que trabalha com as etnias Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacé, e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, que iniciou na UECE e hoje está na UFC, e trabalha com as etnias Tabajara, Potiguara, Gavião, Tapeba, entre outras”, explica a professora Adriana.

Além de integrantes da comunidade indígena Tremembé, a jornada teve a participação de alunos e professores de vários cursos de graduação da UVA e de cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA). O Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, juntamente com o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, e a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne estiveram presentes à programação realizada no período da manhã.

A II Jornada dos Povos Indígenas e Universidade no Ceará realizada na UVA teve em sua programação, além da Mesa redonda sobre experiências interculturais na Universidade e Cultura Indígena, exposição sobre “Vida e vivências Tremembé" com curadoria da Professora Regina Raick (História); oficinas de artesanato; e apresentação cultural da Comunidade Indígena Tremembé.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





30.08.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 554 vezes

000022



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.