11/07/2020, Sábado
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Ex-aluno de Física da UVA é aprovado em Mestrado em Astronomia no Observatório Nacional
Gerar PDF


O estudante Francisco Wesley de Oliveira Mesquita, graduado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi admitido no Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Wesley foi aprovado em julho de 2019 e iniciou as atividades do Curso de Mestrado no mês de agosto, sendo orientando da Professora Daniela Lazzaro, pesquisadora titular do Observatório Nacional, membro da Academia de Ciências da América Latina, e Vice-Presidente da União Astronômica Internacional.

O ex-aluno da UVA irá trabalhar no projeto Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra (IMPACTON), no Observatório Nacional, e no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em Pernambuco. No projeto também trabalham outros dois ex-alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Marçal Evangelista Santana (Doutorado) e Hissa Maria Lúcio Medeiros (Doutorado).

Francisco Wesley de Oliveira Mesquita foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista de Iniciação Científica do Programa de Bolsa de Permanência Universitária (PBPU). “Para mim é uma grande satisfação e honra poder representar o curso de Física e a Universidade Estadual Vale do Acaraú no Observatório Nacional; fui bolsista dos programas da UVA, e sei o quanto isso me ajudou a chegar até aqui, juntamente com o apoio dos professores do Curso de Física”, afirma Wesley.

O Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório Nacional tem como objetivo principal "aperfeiçoar a formação em Astronomia de graduados nas áreas de Física, Astronomia, Matemática e ciências afins, e formar pesquisadores e profissionais para o mercado de trabalho". Com áreas de concentração em Astronomia e Astrofísica, o Programa já formou 99 doutores e 137 mestres em Astronomia, desde a sua criação em 1973 até 2018.

O Observatório Nacional é uma instituição de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fundada em 1827, sendo a mais antiga instituição brasileira de pesquisa nas áreas de Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

 





18.09.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1046 vezes

000106



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.