11/07/2020, Sábado
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Crianças do Projeto de Extensão da UVA Ginástica Rítmica para Todos participam de torneio em Fortaleza
Gerar PDF

Crianças do Projeto de Extensão da UVA, Ginástica Rítmica para Todos, participaram do Torneio Ester Vieira 2019, realizado em 14/09/2019, em Fortaleza.


Um grupo de oito ginastas do Projeto de Extensão Ginástica Rítmica para Todos, realizado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), participou do Torneio Ester Vieira 2019, realizado no dia 14 de setembro, em Fortaleza. O Torneio faz parte do calendário anual da Federação Cearense das Ginásticas (FCG).

O grupo recebeu medalhas pela participação no torneio que promove o encontro de ginastas estreantes em eventos com regras adequadas e com o nível iniciante, “minimizando as pressões e tensões que acabam por se estabelecer em competições formais”, explica a Professora Ana Patrícia Guimarães Rodrigues, do Curso de Educação Física da UVA e Coordenadora do Projeto. 

Para a Professora Patrícia Guimarães “a participação de Sobral no Torneio Ester Vieira foi um marco, pois Sobral é a primeira cidade do interior do Ceará a ser filiada à FCG e a participar de um evento do calendário da Federação; além disso, Sobral é candidata a sediar etapas do Campeonato Cearense de Ginástica em 2020”, afirma.

O Projeto de Extensão Ginástica Rítmica para Todos tem como objetivo difundir as modalidades de ginástica na região Norte do Ceará. É desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde da UVA (CCS) e atende crianças de 7 a 14 anos da cidade de Sobral, gratuitamente. “Além de aulas gratuitas para a comunidade o projeto forma, por semestre, professores de ginástica com habilidades para iniciar novas equipes de ginástica na região e também funciona como laboratório para as aulas de ginástica do Curso de Educação Física, onde são desenvolvidos estudos e pesquisa sobre o tema”, explica a Professora Patrícia Guimarães. 

O Projeto, criado em 5 de fevereiro de 2018, já desenvolveu cursos de extensão para professores de escolas públicas de Sobral e municípios próximos e promoveu o I Festival de Ginástica da UVA, no dia 25 de fevereiro de 2018. Atualmente conta com a participação de três monitores, estudantes do Curso de Educação Física da UVA: Maria do Rosário Rodrigues do Nascimento (5º semestre), Maria Karoline Ferreira Barbosa (5º semestre) e Kelton William Pereira Paiva (3º semestre).

O Projeto de Extensão Ginástica Rítmica para Todos tem apoio do Instituto de apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE) e da Prefeitura de Sobral, por meio do Edital de Incentivo ao Esporte e Lazer, da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.

Com essa denominação desde 2016, o Torneio Ester Vieira homenageia a professora Ester Vieira, ex-professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e falecida em 2017, por sua contribuição à ginástica cearense, tendo criado a primeira equipe de Ginástica Rítmica de Fortaleza e fundado a FCG. 

Para saber mais sobre o Projeto de Extensão Ginástica Rítmica para Todos: (85)99939-8071.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





19.09.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 783 vezes

000086



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.