22/10/2019, Terça-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Livro organizado por professor da UVA resgata fatos históricos inéditos da vida de Dom José, primeiro Bispo de Sobral
Gerar PDF

Lançamento do livro Efemérides de minha vida, que resgata fatos da vida do primeiro Bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, realizado no Museu Diocesano Dom José, em 25/09/2019.


Foi realizado na noite de quarta-feira, 25 de setembro de 2019, o lançamento do livro Efemérides de minha vida, um registro feito pelo primeiro Bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, de fatos memoráveis vividos por ele. Organizado pelo professor do Curso de Direto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), José Luís Lira, o livro foi lançado em solenidade realizada no Museu Diocesano Dom José, em Sobral, com a presença do Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e apresentação da obra pela Professora Giovana Saboya Mont’Alverne, ex-diretora do Museu.

O livro foi produzido a partir dos manuscritos de Dom José, pertencentes ao acervo do Museu Diocesano e “redescobertos” pelo professor Lira, atualmente Diretor do Museu. Neles, Dom José narra fatos de sua vida antes do episcopado, mas escritos já como Bispo Dom José. “Dom José já é bispo quando faz esses apontamentos e disso não temos dúvida, a considerar vários detalhes do texto, como por exemplo, quando ele trata de um assunto de 1907 e diz que Dom Sebastião Leme viria a ser Cardeal do Rio de Janeiro, o que só se daria em 1930”, afirma José Luís Lira.

Como explica Lira, o livro “não é um diário, embora pareça, mas, sim, uma espécie de memória, pois foi escrito, ou transcrito, por Dom José após o transcurso dos fatos, alguns deles memoráveis, vividos em Sobral, em Salvador e na Europa”.

Os manuscritos foram publicados com autorização da Cúria Diocesana de Sobral. “O conhecimento dessas informações contribuirá para enriquecer a biografia de Dom José Tupinambá da Frota e demos nossa permissão para que o texto fosse mantido integralmente, sendo atualizado o vernáculo e acrescentadas informações complementares em forma de notas”, afirma Dom Vasconcelos.

A publicação, de inestimável contribuição para a historiografia de Sobral, lembra o sexagenário aniversário de morte de Dom José, ocorrida em 25 de setembro de 1959.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





26.09.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 311 vezes

000016



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2019 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.