26/01/2020, Domingo
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - CAPES aprova primeiro Doutorado Profissional em Saúde da Família a ser realizado em rede
Gerar PDF


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a criação do Doutorado Profissional em Saúde da Família a ser ofertado pelas Instituições que compõem a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). A aprovação, juntamente com a recomendação do curso, foi divulgada em 29 de novembro de 2019, pela CAPES. 

Com conceito 4, o doutorado é o único em saúde a ser realizado em rede, aprovado no país. “Estamos muito felizes com esta aprovação e com a possibilidade de continuar trabalhando na qualificação dos profissionais do SUS. Vamos entrar agora na etapa de buscar recursos e financiamentos para que o Edital possa ser lançado ainda no primeiro semestre de 2020. A seleção deverá ocorrer no segundo semestre e a aula inaugural em dezembro do ano que vem”, afirma a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da RENASF, Anya Vieira Meyer.

Os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família constituem programa interdisciplinar, vinculado à área de avaliação da Saúde Coletiva, com área de concentração em Saúde da Família, executados em rede pelas instituições nucleadoras da RENASF, tendo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) como coordenadora.

Serão 30 vagas distribuídas entre as IES nucleadoras da RENASF: Universidade Federal do Ceará (UFC); Fundação Oswaldo Cruz Ceará (Fiocruz CE); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Estadual do Ceará (UECE); e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Com a aprovação, a UVA, que já oferta o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) pela RENASF, terá seu primeiro curso de doutorado. Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA e Coordenadora do MPSF/UVA, Professora Maristela Osawa, a aprovação do Doutorado Profissional em Saúde da Família “se deve ao trabalho árduo dos docentes, coordenadores, apoio técnico-administrativo e egressos que, de forma colaborativa, acreditam na proposta pedagógica, investem na produção acadêmica e técnica, na implementação de projetos de intervenção, na realização de pesquisas, no desenvolvimento de parcerias e cooperação interinstitucional. É, portanto, uma construção coletiva iniciada no Mestrado, há quase 10 anos".

Ainda, segundo a professora Maristela Osawa, é importante “agradecer à RENASF, à Reitoria da UVA e à Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, parceira da proposta, pelo apoio fundamental e irrestrito”, e destacar que “a aprovação do doutorado profissional revigora os ânimos e aumenta a responsabilidade em ofertar uma formação de alto nível, mas, também, impõe novos desafios e reforça a necessidade de valorizar o trabalho colaborativo, sendo indispensável o apoio institucional de cada uma das instâncias envolvidas”.

Sobre a RENASF

A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), criada em 2009, atualmente conta com 27 instituições partícipes, de ensino, serviço e pesquisa do Norte e Nordeste brasileiro, tendo como público alvo trabalhadores da Saúde inseridos no SUS. Tem como finalidade colaborar no fortalecimento das relações entre formação, atenção, pesquisa e gestão em saúde e criar instâncias colegiadas para o diálogo e pactuação interinstitucional.  Organiza-se sob a forma de colegiado gestor e um colegiado geral, com representantes de todas as instituições partícipes, e de uma secretaria executiva, exercida pela Fiocruz CE. Entre as atividades desenvolvidas pela Rede está o Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF-RENASF) que já formou mais de 334 mestres no Nordeste brasileiro, e atualmente está realizando processo seletivo para sua 4ª turma, com 170 vagas.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





18.12.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 5591 vezes

000020



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.