11/07/2020, Sábado
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - UVA e UECE debaterão Paleografia, Linguística e Filologia durante encontro em Sobral
Gerar PDF


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sediará, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2020, o I Encontro Paleográfico, Linguístico e Filológico do Estado do Ceará. Organizado por docentes dos cursos de Letras e História da UVA e Universidade Estadual do Ceará (UECE), o evento será realizado no Auditório do Curso de Zootecnia, no campus Betânia, em Sobral, com inscrições gratuitas, no endereço eventos.uvanet.br, e terá em sua programação conferências, palestras, minicursos e mesas redondas com pesquisadores de ambas as Instituições e, ainda, lançamento de livros, além de sorteios de exemplares entre os participantes. 

Segundo os organizadores, o Encontro pretende aproximar professores, investigadores e estudantes de Letras e História das Instituições de Ensino Superior (IES) da Ceará. “O objetivo é promover o intercâmbio do saber teórico e prático para a investigação e o ensino nas áreas da Linguística, Literatura e Cultura e História, além de contribuir com o debate interdisciplinar, a partir das fronteiras estabelecidas entre a História e a Linguística”, afirma o Professor Vicente Martins, do Curso de letras da UVA.

Ainda, de acordo com os organizadores, “a ideia inicial do encontro interinstitucional, foi a de colocar em diálogo as áreas de Linguística, Paleografia, Filologia, Literatura e História, que têm a linguagem, particularmente o léxico, como revelador de uma cultura e de uma visão de mundo”.

Integram a Comissão Organizadora do I Encontro Paleográfico, Linguístico e Filológico do Estado do Ceará, além do Professor Vicente Martins: Prof. Dr. Márton Tamás Gémes (Letras/UVA); Prof. Dr. Raimundo Nonato Rodrigues de Souza (História/UVA); Prof. Dr. Francisco Dênis Melo (História/UVA); Prof. Dr. Carlos Augusto Pereira dos Santos (História/UVA) e Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes (POSLA/UECE).

A programação

Dia 16 (manhã)

Palestra: “A documentação do Século XVIII como fonte para os estudos da sociedade colonial” a ser proferida pelo Prof. Dr. Raimundo Nonato Rodrigues de Souza (História/UVA).

Mesa Redonda com o tema “Estado Literário: autores cearenses em questão”. 

Participantes

Prof. Dr. Francisco Denis Melo (História/UVA): “A linguagem dos sons: a paisagem sonora no romance Luzia-Homem, de Domingos Olímpio”;

Prof. Dr. Carlos Augusto Pereira dos Santos (História/UVA): “As sonoridades no Romance ‘O Terra e Mar’, de Carlos Cardeal: diálogos Possíveis entre Literatura e História”;

Prof. Dr. Vicente de Paula da Silva Martins (Letras/UVA): “O uso de metaplasmos enquanto recurso estilístico no romance Dona Guidinha do Poço, de Oliveira Paiva”.

Dia 16 (tarde)

Minicurso “Leitura paleográfica, histórica e linguística de textos manuscritos do Ceará Colonial”, ministrado pelo Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (POSLA/UECE). 

Dia 17 (manhã):

Continuação do minicurso “Leitura paleográfica, histórica e linguística de textos manuscritos do Ceará Colonial”.

Dia 17 (tarde):

Mesa redonda: “Estudos interdisciplinares em humanidades”.

Participantes: 

Prof. Dr. Wagner Rodrigues Loiola (SEDUC): “Paleografia: da decodificação ao letramento”;

Prof.ª M.Sc. Maria Aurilene Pinto Sampaio (SEDUC): “Léxico e Cultura: as lexias do pré-morte em Certidão de Óbito”;

Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes (UECE): “Estudos do léxico sob a perspectiva interdisciplinar”.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo. 





15.01.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 660 vezes

000081



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.