10/04/2020, Sexta-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Livro reúne experiências de estudantes do Curso de Letras da UVA no Programa de Residência Pedagógica
Gerar PDF


Foi publicado em fevereiro deste ano, em São Carlos – SP, o livro Atividades de Estágio em Língua Portuguesa: relatos de experiências dos residentes de Letras no Programa de Residência Pedagógica (PRP). A obra reúne artigos de 24 de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sobre suas experiências como residentes no Programa do Ministério da Educação, no período de 2018-2020. Organizado pelo professor Vicente de Paula da Silva Martins, docente do Curso de Letras da UVA e orientador do PRP Letras/UVA, o livro é o primeiro de uma coleção de três publicações, com relatos de professores em formação. 

Os artigos abordam questões relacionadas à inserção, dos graduandos em Letras da UVA, no Programa de Residência Pedagógica, ao longo de 18 meses, nas escolas estaduais Luís Felipe e Jarbas Passarinho e na Escola Municipal Maria do Carmo Andrade, no município de Sobral.

Para o Professor Vicente Martins, a publicação reafirma a importância do PRP e traz uma grande contribuição “ao reunir relatos de residentes e preceptoras sobre aspectos referentes à formação inicial dos professores na área de Letras e os novos desafios que o profissional docente tem, e terá, de enfrentar, não só em termos de sua formação, como em termos de atuação no campo educacional”, explica.

A professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC), Vládia Maria Cabral Borges, destaca em apresentação que “o livro fornece sugestões de práticas pedagógicas simples e motivadoras para outros professores em formação e possibilitou a reflexão dos residentes acerca de suas experiências em sala de aula, forçando-os a fazer a conexão entre teoria e prática, tão essencial ao docente comprometido com a aprendizagem de seus alunos”, diz.

Publicado pela Pedro & João Editores (São Carlos-SP, 2020. 234p.), o livro teve, ainda, apoio editorial do linguista Valdemir Mioletto, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e está disponível para download gratuito.

Com edição limitada, os interessados em adquirir a versão impressa do livro (R$ 27 reais) devem entrar em contato com o professor Vicente Martins. Saiba mais: (88) 99999-0892.

O Programa Residência Pedagógica (PRP)

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando (preceptor) e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.(Fonte: capes.gov.br)

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





04.03.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 677 vezes

000015



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.