05/06/2020, Sexta-Feira
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Sistema Acadêmico com novas ferramentas para realização de atividades não presenciais é apresentado a Diretores de Centros da UVA
Gerar PDF


Em reunião com Diretores de Centros da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizada em 2 de abril de 2020, por meio de vídeo conferência, o Comitê Institucional de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus apresentou as novas ferramentas e funcionalidades do Sistema Acadêmico on-line a serem utilizadas por professores e alunos em atividades não presenciais. O objetivo foi, entre outros, esclarecer dúvidas e receber sugestões. Após ter anunciado na quarta-feira, 1º de abril, que o Calendário Acadêmico 2020.1 está mantido para atividades passíveis de funcionamento remoto, a Reitoria prepara a capacitação dos docentes para uso do novo sistema.

O Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, que preside o Comitê, reafirmou aos diretores que a manutenção do Calendário Acadêmico não significará ofertar todas as disciplinas de forma remota. "O calendário está mantido para todas as atividades acadêmicas que possam ser realizadas on-line, incluindo atividades pedagógicas não presenciais, que serão elaboradas pelos colegiados dos cursos, sendo resguardada sua autonomia didático-pedagógica e as condições de trabalho", disse o reitor, explicando que "a recomendação é de que os professores reúnam esforços para manter vínculos com seus alunos, dentro das possibilidades que a Universidade dispõe nesse momento, em que o isolamento social é necessário". O Professor Fabianno ressaltou que as aulas que exigem atividades práticas, portanto, presenciais, serão ministradas logo que possível. "O momento é de excepcionalidade e exige o empenho de todos para nos adequar a essa nova realidade", disse o reitor.

A reunião teve a participação dos diretores dos seis Centros (Ciências Agrárias e Biológicas; Ciências Exatas e Tecnologia; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; e Filosofia, Letras e Educação). O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UVA) apresentou as novas ferramentas do Sistema acadêmico e a capacitação de professores e alunos seguirá cronograma que está sendo organizado pelo NTI, com atividades teóricas e práticas, vídeos tutoriais e material explicativo em PDF. A previsão do NTI é de que "até o dia 20 de abril o Sistema Acadêmico esteja homologado".

Também na quinta-feira, 2 de abril, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) se reuniu com coordenadores de cursos de graduação e diretores de Centros. O objetivo foi "esclarecer dúvidas e organizar um plano de trabalho com os coordenadores para elaboração de atividades acadêmicas não presenciais, a partir da realidade de cada curso".
 
O Comitê deverá se reunir, ainda, com os coordenadores de cursos da UVA, quando também serão apresentadas as novas ferramentas e funcionalidades do Sistema Acadêmico, para sugestões. O Conselho Universitário (CONSUNI/UVA) também se reunirá para discutir instrução normativa que regulamentará todos os procedimentos relativos às atividades acadêmicas não presenciais.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





03.04.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1243 vezes

000047



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.