05/06/2020, Sexta-Feira
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - UVA desenvolve ações para minimizar efeitos da pandemia do novo Coronavírus
Gerar PDF


Desde a suspensão de suas atividades, em atendimento aos decretos estadual e municipal, em função da Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) tem se mobilizado, mantendo o vínculo entre alunos, professores e funcionários, contra a proliferação da COVID-19. Conheça as várias ações da Universidade para ajudar no combate à pandemia.

Comitê Institucional de Enfrentamento à Pandemia 

Uma das primeiras ações da UVA foi criar, no âmbito da Universidade, o Comitê Institucional de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. Instituído pela Reitoria, por meio da Portaria nº97, de 18 de março de 2020, o Comitê visa alinhar esforços emergenciais de atuação institucional, para conter a rápida disseminação da doença. Conta com quinze membros e possui caráter consultivo e deliberativo de ações que visam auxiliar a Administração Superior, e demais órgãos de deliberação da Instituição, no enfrentamento da grave crise que atinge a rotina acadêmica e administrativa da UVA, com desdobramentos nas demais áreas de abrangência da Universidade. 

Plano de Contingência Institucional

O Plano de Contingência Institucional da UVA, elaborado pelo Comitê Institucional de Enfrentamento à Pandemia, orienta as medidas a serem adotadas na Universidade. Tais medidas serão adequadas sempre que necessário, conforme a análise da progressão da pandemia e orientações do Governo do Estado do Ceará e do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Participação no Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia em Sobral

A UVA integra o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia, desde sua criação, como órgão consultivo e executivo das principais ações e estratégias de combate à pandemia, estabelecidas no Plano de Contingência Municipal. O grupo, do qual a UVA e outras Instituições participam, trabalha na sistematização de ações e estratégias de prevenção no município, como na elaboração de protocolos em apoio à Secretaria de Saúde de Sobral. 

Produção de máscaras de acetato, doações e empréstimos de insumos 

O Curso de Enfermagem da UVA tem se destacado no envolvimento em diversas ações. Em articulação do Observatório de Dados do Sistema Único de Saúde (ObservaSUS/UVA) com o Instituto Federal (IFCE campus Sobral) foram produzidas com uso de impressora 3D, mil máscaras de acetato, importante equipamento de proteção individual, doadas ao Hospital Regional Norte (HRN), Santa Casa de Misericórdia, Hospital Dr. Estevão e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Outra iniciativa encabeçada pela UVA foi a doação de material hospitalar de uso no Curso de Enfermagem (seringas, máscaras e luvas) e o empréstimo de mobiliário (camas, biombos, suporte para soro e mesas de apoio). Esta ação envolveu os curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão e Centro Universitário INTA (UNINTA) e os cursos de Medicina da UFC do UNINTA. O Curso de Física da UVA também participa desta ação com o empréstimo de termômetro digital infravermelho.

Voluntários, apoio psicológico e prevenção

Três professores do Curso de Enfermagem da UVA, com experiência em atendimento terciário, já se dispuseram a integrar, como voluntários, as equipes que vão atuar nos hospitais preparados pelo município para reforçar o atendimento de casos de COVID-19 (Hospital Dr. Estevão e Hospital Dr. Alves). A participação do Curso de Enfermagem também tem sido intensa na produção de vídeos educativos, feitos por estudantes e professores, sobre cuidados com higiene e prevenção. Outro destaque são as palestras virtuais da Liga Acadêmica de Promoção à Saúde Mental, com orientação e apoio psicológico no período de quarentena.

Capacitação para atendimento dos casos de COVID-19

Em parceria com a Escola de Saúde Pública de Sobral, a UVA realizou curso de capacitação sobre atendimento a pacientes com COVID-19. O curso, destinado a alunos do Internato do Curso de Enfermagem, já treinou inicialmente 80 estudantes.

Chamada Pública Nacional de Pesquisa em Saúde sobre o Coronavírus

Juntamente com pesquisadores da Secretaria de Saúde de Sobral, a UVA trabalha na submissão de projeto à Chamada Pública Nacional de Pesquisa em Saúde sobre o Coronavírus. A pesquisa da UVA deverá tratar da eficácia e efetividade das ações de prevenção e combate à COVID-19 no Município de Sobral. Lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Saúde (MS), a chamada vai apoiar pesquisas nas áreas de tratamento, vacinas, diagnóstico, patogênese, carga da doença, atenção à saúde, prevenção e controle.

Ferramentas e funcionalidades do Sistema Acadêmico da UVA para realização de atividades não presenciais 

Ao decidir pela manutenção do Calendário Acadêmico para todas as atividades acadêmicas que possam ser realizadas on-line, a UVA desenvolveu novas ferramentas e funcionalidades em seu Sistema Acadêmico, o que permitirá a realização de atividades não presenciais. Realizada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UVA), a capacitação dos docentes, para uso do Sistema Acadêmico, teve início em 14 de abril e será concluído no dia 24 do mesmo mês. 

Orientação sobre solicitação do Auxílio Emergencial do Governo Federal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UVA (NAF) está fazendo atendimento gratuito com orientação sobre como solicitar o Auxílio Emergencial de R$600, a ser pago pelo do Governo Federal. As orientações estão sendo feitas, também, sobre o Imposto de Renda Pessoa Física. O NAF/UVA é um Projeto de Extensão para a promoção de atividades de educação fiscal, vinculado ao Curso de Ciências Contábeis e conta com participação, também, de alunos dos cursos de Administração e Direito. O atendimento está sendo prestado por e-mail (nafuva@gmail.com) e pelo Instagram (@nafuva). 

Assistência Estudantil com dicas de psicopedagogia, nutrição e atividades físicas  na quarentena

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis mantém canal de comunicação com os estudantes levando orientações de profissionais sobre como organizar a rotina de estudos em casa; prática de atividades físicas e alimentação durante a quarentena. As publicações estão no Instagram: @praeuva

Mostra de vídeos produzidos pelo LABOME/UVA

O Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (LABOME) está com sessões de vídeos de seu acervo de documentários, produzidos por estudantes da UVA sobre diversas temáticas. Os vídeos compõem o arquivo público de documentos orais e visuais e apoio à investigação científica do LABOME, laboratório vinculado ao Curso de Ciências Sociais da UVA. Os vídeos estão disponíveis no Instagram (IGTV) e também no YouTube.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





20.04.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1334 vezes

000041



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.