11/08/2020, Terça-Feira
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Mais de mil estudantes participam de capacitação para uso de novas ferramentas do Sistema Acadêmico da UVA
Gerar PDF

A capacitação dos estudantes de graduação da UVA sobre uso das novas ferramentas do Sistema Acadêmico para realização de atividades não presenciais foi realizada, por meio de uma live, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UVA), em 08/05/2020.


Ao decidir pela manutenção do Calendário Acadêmico 2020, para as atividades acadêmicas que possam ser realizadas on-line, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) desenvolveu novas ferramentas e funcionalidades em seu Sistema Acadêmico, o que permitirá a realização de atividades não presenciais. A capacitação dos estudantes de graduação, para uso dessas ferramentas, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 8 de maio de 2020, por meio de uma live, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UVA). O evento on-line teve 1.378 participantes simultâneos e foi aberto pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho. 

No treinamento foram apresentadas as novas ferramentas de apoio às atividades acadêmicas, que podem ser acessadas no Módulo Aluno, no Sistema Acadêmico da UVA. As funcionalidades, desenvolvidas pelo NTI, incluem acesso a material didático, como links e arquivos; realização de atividades, como fóruns e tarefas diversas; interação entre alunos e professores por meio de mensagens e, ainda, ferramentas de avaliação.

Ao se dirigir aos estudantes, o reitor da UVA falou da importância do treinamento. “É importante que todos saibam utilizar e aproveitar o que o Sistema Acadêmico passa a oferecer; está mais dinâmico e ampliou a interação entre professores e alunos, o que será útil, inclusive para além do período de contingenciamento”, afirmou o Professor Fabianno.

O reitor também lembrou a necessidade de mobilização da Universidade e da continuidade das atividades, possíveis sem a aglomeração de pessoas, durante a pandemia. “Está garantido o direito de todos os alunos, que não têm acesso a computadores e Internet, de terem suas atividades quando retornarmos à normalidade, assim como também estamos garantindo aos alunos que podem, nesse momento, realizar atividades remotas”, disse, acrescentando que “todas as medidas adotadas na UVA para enfrentamento da pandemia estão em consonância com os decretos do Governo do Estado do Ceará e com as orientações do Conselho Estadual de Educação e Conselho Nacional de Educação, que decidirão pelo aproveitamento das atividades remotas como carga horário das disciplinas, o que até o momento é válido como atividade complementar”.

A capacitação dos docentes para uso das novas ferramentas do Sistema Acadêmico foi realizada no período de 14 a 16 e de 22 a 24 de abril. O treinamento será realizado, também, com servidores técnico-administrativos e funcionários que prestam serviço em setores administrativos da UVA, em data a ser definida pelo NTI, da próxima semana.

A gravação do treinamento está disponível no canal do NTI no YouTube, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=GFmdResoTPg e os estudantes também podem acessar os tutoriais de treinamentos, na seção de serviços na página da UVA.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo. 





08.05.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 1594 vezes

000070



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.