05/08/2020, Quarta-Feira
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - UVA e SMS produzem boletim epidemiológico semanal da COVID19 em Sobral
Gerar PDF


Os dados epidemiológicos da COVID-19 no Município de Sobral estão sendo divulgados por meio de boletim semanal, produzido pela Secretaria de Saúde de Sobral (SMS) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A publicação, iniciada em 15 de junho de 2020, está disponível na página da UVA e da Prefeitura de Sobral e traz informações como a sequência de dados obtidos no período (série temporal da doença); a frequência dos casos por sexo e faixa etária; a distribuição geoespacial dos casos e o número de óbitos confirmados.

O boletim, uma das ações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus, é produzido pela Vigilância em Saúde do Município e Observatório de Pesquisas para o SUS (ObservaSUS/UVA), grupo de pesquisa formado por professores, mestrandos, acadêmicos da UVA e técnicos do Sistema Municipal de Saúde.

Os dados utilizados na primeira edição do boletim foram atualizados às 17h do dia 4 de junho de 2020 e se referem à 23ª semana epidemiológica. “O monitoramento sistemático dos riscos visa auxiliar na adoção de medidas, de modo a reduzir o número de populações afetadas, além de mitigar as consequências socais e econômicas da doença”, explica Prof.ª Dr.ª Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, vice-reitora da UVA e líder do ObservaSUS/UVA. 

ObservaSUS/UVA

O grupo de pesquisa Observatório de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (ObservaSUS/UVA) foi criado em 2013, a partir das experiências do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem, com a realização do trabalho de Geoprocessamento da Hanseníase no Município de Sobral. O grupo atua com abordagem multidisciplinar, envolvendo as áreas de Saúde Coletiva, Enfermagem, Ciências da Computação, Administração e Economia e tem produzido pesquisas sobre Gestão e Avaliação em Saúde, com contribuições importantes para a Saúde Coletiva. O ObservaSUS/UVA está instalado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCS/UVA), no campus do Derby.

Atualmente também fazem parte do ObservaSUS/UVA os professores Fernando Daniel de Oliveira Mayorga, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, Lorena Pereira da Ponte Pierre, Maria Socorro Carneiro Linhares, Maria do Socorro Melo Carneiro, Wellington Sousa Aguiar e Marcos Aguiar Ribeiro, vice-líder do grupo e coordenador da Vigilância do Sistema de Saúde e Diretor do Hospital Dr. Estevam.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





15.06.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 365 vezes

000031



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.