05/08/2020, Quarta-Feira
 
 
   
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - UVA participa de debate promovido pela SECITECE sobre a retomada das atividades do Ensino Superior no Ceará
Gerar PDF

Debate realizado pela SECITECE para discutir a retomada das atividades nas IES públicas e privadas do Ceará teve mais de 200 participantes, em 02/07/2020, por videoconferência.


Em debate realizado na quinta-feira, 2 de julho de 2020, por meio de videoconferência, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), reuniu reitores, vice-reitores, gestores e, também professores, estudantes e representantes sindicais, para discutir a retomada das atividades nas instituições públicas e privadas de Ensino Superior do Ceará. A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) esteve representada pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne, participando também demais gestores, alunos e professores da UVA. De acordo com a SECITECE, debate teve mais de 200 participantes e as propostas serão apresentadas ao Comitê de Crise do Governo do Estado.

No encontro, coordenado pelo Secretário da SECITECE, Inácio Arruda, os participantes relataram a forma como cada IES tem enfrentado a situação de contingenciamento e as ações desenvolvidas. Os relatos destacaram as peculiaridades de cada Instituição e as preocupações de gestores e comunidade acadêmica sobre quando e qual a melhor forma de retomada das atividades e do ensino, de forma presencial ou remota. “Precisamos analisar as estruturas físicas e as condições materiais de cada universidade”, disse Inácio Arruda, ressaltando a importância do diálogo e a responsabilidade para que as decisões sejam baseadas nas questões de saúde, segurança e inclusão de todos os estudantes.

Na UVA

Ao apresentar a realidade da UVA, o Professor Fabianno destacou que, desde o início da declaração de situação de Emergência em Saúde Pública no Estado, a UVA integra o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia e utiliza sua estrutura de laboratórios, professores e grupos de pesquisa em ações concretas de combate à proliferação da COVID-19, em cooperação com outras instituições e órgãos do Estado. O reitor ressaltou, ainda, a mobilização da Universidade, com a adaptação do Sistema Acadêmico da UVA para a realização de atividades acadêmicas não presenciais.

O reitor também citou a pesquisa concluída em 25 de junho, na qual a UVA ouviu a comunidade acadêmica sobre acesso a computadores e Internet, atividades não presenciais, transporte e diversos aspectos relacionados à pandemia. Responderam ao questionário 3.830 estudantes (55,22% dos alunos regularmente matriculados); 290 professores (78,17% dos 343 efetivos e 28 substitutos/ temporários) e 84 funcionários técnico-administrativos (dos 166 terceirizados e 89 servidores públicos). Os resultados serão divulgados nos próximos dias. “Os dados da pesquisa serão úteis em nossas ações, no que se refere à retomada das atividades”, disse o reitor da UVA, ressaltando que a adequação da estrutura da Universidade para atender aos protocolos de segurança “é fundamental e complexa”, disse. 

Outras participações

Entre os relatos de experiência, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) estuda a criação de um “Semestre Suplementar”. De acordo com a vice-reitora pro tempore da UNILAB, Cláudia Ramos, o “Semestre Suplementar seria intensivo, com duração de dois meses, de forma remota e não obrigatório, com aproveitamento nos históricos dos alunos e como carga horária docente”, explica.

Entre as participações, o estudante do Curso de Química da Universidade Regional do Cariri (URCA), Filipe Dantas, falou sobre a realidade de muitos alunos. “A URCA tem muitas dificuldades estruturais e a realidade econômica e familiar de muitos de nós, deve ser considerada”, disse.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SECITECE

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





03.07.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 744 vezes

000013



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.