20/09/2020, Domingo
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Reitor da UVA participa de série de entrevistas on-line com reitores das IES públicas cearenses
Gerar PDF

O Reitor da UVA, Professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, foi o convidado da série de entrevistas on-line com reitores das IES públicas cearenses, em 17/08/2020.


O reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho foi o convidado desta segunda-feira, 17 de agosto de 2020, da série de entrevistas com reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Ceará sobre “Universidade pública em tempos de pandemia e os desafios do retorno às atividades acadêmicas”. O professor Fabianno foi entrevistado pela jornalista Mari Nascimento e pelos professores Hidelbrando Soares, ex-vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Dárcio Teixeira, Diretor do Hospital Veterinário da UECE.

O reitor da UVA falou sobre gestão pública da Universidade no cenário da pandemia e os caminhos seguidos pela Universidade no enfrentamento da crise provocada pela pandemia, especialmente no ensino superior. “Temos [as Universidades Estaduais] que trabalhar conjuntamente para superar dificuldades comuns e compartilhar conhecimentos e produções”, disse o reitor ao falar sobre os recentes investimentos da UVA em pesquisa, internacionalização e parcerias, “nesse caminho novo que temos trilhado e que tem exigido esforços na busca de investimentos e parcerias com outras Instituições, principalmente de pesquisa”, disse.

O Professor Fabianno falou das diversas ações que a Universidade vem desenvolvendo desde a decretação do isolamento social, a suspensão das atividades presenciais e a criação do Comitê da UVA de enfrentamento à pandemia. “Surpreendi-me com a quantidade de ações que a UVA tem desenvolvido, daí a importância de uma Universidade regional e a parceria com a Prefeitura Municipal e outras Instituições”, destacou.

A opção de manter a comunidade acadêmica mobilizada, com o incentivo a realização de diversas atividades não presenciais, como eventos on-line; o investimento na adequação do Sistema Acadêmico da UVA e a capacitação de professores, alunos e corpo administrativo para uso dessas novas ferramentas; e a adequação ao trabalho administrativo remoto mantendo os serviços, foram pontos apresentados na entrevista como experiências da UVA. “É importante citar as realizações para desfazer a imagem de que as universidades estão paradas”, analisou o Professor Dárcio sobre a fala do reitor da UVA. 

Sobre a complexa questão que envolve o retorno às atividades, a experiência da UVA foi colocada pelo seu reitor como uma decisão que deverá ser tomada com prudência, preservando a vida, evitando o contágio pelo vírus. “Paralisamos as atividades no início do semestre 2020.1, após 17 dias das aulas iniciadas e neste momento discutimos com a comunidade acadêmica as diretrizes de um Plano Pedagógico Emergencial, com o retorno gradual das atividades de ensino, a partir de um calendário alternativo remoto, inicialmente com atividades remotas e uma segunda etapa de forma híbrida, conforme seja possível”, explicou o reitor da UVA ao considerar todas as peculiaridades da UVA.

Durante a entrevista, o reitor da UVA também respondeu a perguntas dos espectadores e foi elogiado por seu trabalho à frente da Reitoria. “Considero sua gestão revolucionária para a UVA, que chamo uma revolução silenciosa porque você está fazendo uma mudança de patamar da Universidade Estadual Vale do Acaraú. A UVA provavelmente era a Universidade Estadual mais ‘privada’ que a gente tinha na nossa rede. Você vem fazendo um esforço administrativo e financeiro para que o Estado, efetivamente, assuma essa responsabilidade financeira pela Instituição e esse registro vai ficar para a história”, disse o Professor Hidelbrando.

A entrevista com reitor da UVA encerrou a série que teve a participação também dos reitores da Universidade Regional do Cariri (URCA), Lima Júnior; Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe.

Para assistir a entrevista na íntegra acesse AQUI.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





19.08.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 325 vezes

000014



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.