20/09/2020, Domingo
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Na véspera do Dia do Historiador, Lei que regulamenta a profissão é publicada, após derrubada de veto presidencial
Gerar PDF


Neste 19 de agosto, data em que se comemora o Dia do Historiador, os profissionais desta área comemoram, também, uma conquista especial. Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, 18 de agosto de 2020, a Lei 14.038/2020, que regulamenta a profissão de Historiador em nosso País. A Lei estabelece os requisitos para o exercício da atividade profissional e determina o registro em órgão competente. O projeto que deu origem à Lei (PL 4699/12) havia sido integralmente vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, com o argumento de que a regulamentação “restringia o livre exercício profissional”. O veto foi derrubado pelo Congresso em votação ocorrida na quarta-feira, 12 de agosto.

De acordo com o Art. 3º, "o exercício da profissão de Historiador, em todo o território nacional, é assegurado aos portadores de diploma de curso superior em História, expedido por instituição regular de ensino; portadores de diploma de curso superior em História, expedido por instituição estrangeira e revalidado no Brasil, de acordo com a legislação; portadores de diploma de mestrado ou doutorado em História, expedido por instituição regular de ensino ou por instituição estrangeira e revalidado no Brasil, de acordo com a legislação; portadores de diploma de mestrado ou doutorado obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tenha linha de pesquisa dedicada à História; profissionais diplomados em outras áreas que tenham exercido, comprovadamente, há mais de 5 (cinco) anos, a profissão de Historiador, a contar de 17/08/2020, data da promulgação da Lei".

A Lei estabelece em seu Art. 4º como sendo atribuições dos historiadores: "magistério da disciplina de História nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, desde que seja cumprida a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) quanto à obrigatoriedade da licenciatura; organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História; planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica; assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; e elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos".

Em nota a Associação Nacional de História (ANPUH) declarou que “em tempos de tantas tristezas, esta notícia nos faz crer que dias melhores certamente virão”.

Com informações da Agência Senado e Agência Câmara de Notícias

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





19.08.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 412 vezes

000011



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.