19/10/2020, Segunda-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Pós-Graduação

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Dez livros produzidos por professor da UVA durante a pandemia são publicados em formato digital
Gerar PDF


Considerada pelo Professor Vicente Martins, do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), uma “válvula de escape para amenizar seus momentos de tensão e estresse, decorrentes da pandemia”, sua produção literária nesse período foi transformada em livros em formato digital (e-books). Foram 10 novos títulos nas áreas de Letras e Educação, publicados pela Pedro & João Editores (São Carlos, SP).

No campo da Educação, As constituições e a Educação Brasileira - 1824 a 1988 (125p) traz uma “síntese de seus estudos sobre a Educação enquanto matéria das constituições brasileiras, a partir dos aportes teóricos do Direito Educacional”, tema atualizado de sua dissertação de mestrado em Educação Brasileira, apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1996.

No livro Educação em tempos de pandemia (203p), o Professor Vicente Martins trata do ensino em regime excepcional em virtude da pandemia de COVID-19.  A obra reúne textos de colaborações do autor na elaboração do Parecer nº 11/2020 do Conselho Nacional da Educação (CNE), aprovado em 7 de julho de 2020, sobre as “Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia”. A publicação também traz textos sobre a “proposta de regime especial de atividades não presenciais para a UVA no cenário da COVID-19: contexto, base legal e validação”; “absenteísmo docente: sequela ou cicatriz do coronavírus?” e “Por que identificar alternativas de implementação de carga horária do projeto pedagógico”.

No campo da Linguística, o professor Vicente Martins produziu cinco livros que “tratam do meu esforço teórico, há mais 15 anos, de aproximar as ciências da linguagem e a literatura”, explica. Incentivado por pesquisadores brasileiros e europeus, atuantes na área de fraseologia, texto e discurso, publicou os seguintes títulos: Fraseologia, texto e discurso em diferentes abordagens linguísticas (232p) e Guia teórico para o estudo da fraseologia portuguesa (108p), ambos já amplamente divulgados na Europa por linguistas da Universidade de Granada (Espanha); Lusofonia afro-brasileira: modos de compreender as expressões idiomáticas (283p) e outros livros, mais próximos aos estudos literários, como Os Corumbás: dicionário de língua e cultura (culturemas) (276p) e Capitães da Areia: dicionário de língua e cultura (256p), produzidos a partir de seu relatório de estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em coautoria com o também professor do Curso de Letras da UVA, Márton Tamás Gémes, e a participação de suas ex-alunas, Gislaine Costa Cerqueira e Bianca Carvalho Lino, publicou o livro Sombras de Reis Barbudos: dicionário de culturemas fraseológicos & religiosos (154p).

Como pesquisador, ao longo das últimas duas décadas dedicadas à formação de profissionais na área da Letras, Vicente Martins coletou dados sobre aquisição da linguagem e sobre fraseologismos (expressões idiomáticas), com a participação ativa dos graduandos da UVA, residentes em diversos municípios da região noroeste do Ceará.  Os dados coletados estão no livro Aquisição da linguagem na sala de aula: relato de pesquisa extraclasse, glossário de termos e propostas de atividades (121p).

No contexto da linguagem frequente da pandemia, o professor produziu textos inéditos para discussão e recorreu às redes sociais para circular entre professores e alunos muitos tópicos ligados ao coronavírus. Esses textos estão reunidos no livro COVID-19: a gramática do inimigo (137p) que, entre outros temas, debate a “A fraseologia do deboche. E daí?”; “A preposição ‘ante’ nos tempos do coronavírus”; “Palavras de baixo calão em meio à pandemia do coronavírus”; “Um estudo acerca do pronome ‘cujo’ e suas flexões no contexto de pandemia do novo coronavírus” e “Os ‘coprologismos’ da reunião ministerial: ‘porra’ e seus correlatos”. 

Sobre o autor

Vicente de Paula da Silva Martins é Doutor em Linguística (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Estágio Pós-Doutoral em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, realizado no período de 2016-2017, pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ocupa a Cadeira nº 26 da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL), cujo patrono é Tomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu).

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





15.10.2020
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 341 vezes

000007



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2020 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.