11/04/2021, Domingo
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - UVA tem projeto do Curso de Ciências Sociais aprovado pelo CNPq para Bolsa de Produtividade em Pesquisa
Gerar PDF


O Projeto Visualidades e Transmídias: cartografia social, narrativas e imagens da periferia de Sobral-CE, do Professor Nilson Almino de Freitas, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foi aprovado na Chamada CNPq Nº 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), na modalidade PQ2. A bolsa visa "valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade" e o Resultado Final foi divulgado em 9 de fevereiro de 2021.

O Projeto visa dar continuidade a uma série de atividades de pesquisa sobre o patrimônio cultural da cidade, desenvolvidas pela equipe do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (LABOME/UVA). “É um projeto que deriva de outro, mais amplo, aprovado no Edital Universal do CNPQ, de 2018, e que está em andamento”, explica o Professor Nilson.

De acordo com o Professor Nilson Almino, “essas pesquisas visam compreender, a partir dos métodos e técnicas etnográficas, videográficas, da história oral, da cartografia social, das tecnologias da informação e da constituição de acervos em áudio e vídeo, narrativas transmidiáticas de seus moradores, especialmente os que habitam os bairros periféricos da cidade, sobre suas experiências de vida e seu patrimônio cultural material e imaterial, ampliando, enriquecendo e tornando mais participativo e plural o que se fala sobre o seu patrimônio histórico reconhecido e tombado, em 1999, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), revendo temporalidades e espacialidades de sua delimitação geográfica e simbólica”, explica.

A pesquisa é desenvolvida nos bairros Terrenos Novos, Caiçara e Vila União, “com possibilidade de expansão para outras áreas” e os trabalhos referentes à Bolsa de Produtividade em Pesquisa já iniciam em fevereiro.

Participam do Projeto oito bolsistas, sendo cinco do PBPU/UVA; um do PIBIC; um da FUNCAP e um de apoio técnico do CNPq para nível superior. Também integram a equipe um professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE); um da Universidade Federal do Ceará (UFC); um da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e duas professoras da UVA, além de uma funcionária mantida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE).

Saiba mais sobre o LABOME/UVA:

@labome_uva | https://linktr.ee/Labomevisualidades  

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





26.02.2021
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)

Lido 477 vezes
000007
Compartilhar:



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2021 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.