19/09/2021, Domingo
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Governo do Ceará inaugura campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú na Ibiapaba
Gerar PDF

Governador Camilo Santana, o reitor Fabianno Cavalcantede Carvalho e demais autoridades durante a inauguração do campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Benedito, região da Ibiapaba, em 11/08/2021.


Na tarde desta quarta-feira, 11 de agosto de 2021, o Governo do Ceará inaugurou o campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em São Benedito, região da Ibiapaba. O evento, transmitido ao vivo através das redes sociais, celebrou o Dia do Estudante e significou um marco na expansão da oferta de ensino superior público na região.

O primeiro campus da UVA fora de Sobral atenderá estudantes de nove municípios da região da Ibiapaba (São Benedito, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará) e também do entorno. O deslocamento diário de duas horas para assistir às aulas em Sobral agora será de, no máximo, a metade desse tempo, com o campus em São Benedito. 

Quero parabenizar todos os alunos e alunas do Ceará nesse dia, todo esse esforço que temos feito é para vocês, pois acreditamos que a única forma de mudar o mundo, e de ter um caminho para um país justo e que liberta é através da Educação. Infelizmente, o Brasil vive um retrocesso na Educação através do Governo Federal, mas nós aqui no Ceará continuamos remando contra a maré ao investir de forma continuada em políticas públicas para a Educação. Não somos um Estado rico, mas temos reconhecimento e destaque no Brasil por ter uma Educação de qualidade, de um estudo continuado, e que dá oportunidade a todos os nossos alunos, da primeira infância ao ensino superior, e temos esse campus como exemplo”, disse o governador Camilo Santana.

Ao lembrar o processo de criação do campus, o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho agradeceu todos os envolvidos e a parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de São Benedito, e parlamentares que destinaram verbas para o projeto. “Este é um dia histórico para a UVA e para a população da Ibiapaba pelo grande alcance social do que estamos iniciando aqui”, destacou o reitor.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, também destacou a criação do campus como “um investimento de valor elevadíssimo, o valor do acesso a uma Universidade Pública”, e concluiu: “não poderia ter um presente melhor neste Dia do Estudante do que uma Universidade Pública para Serra da Ibiapaba”.

Como sede do primeiro campus da UVA fora de Sobral, o Município de São Benedito é um dos parceiros do projeto. “Hoje estamos realizando um dos maiores sonhos da região da Ibiapaba, o de ter aqui uma Universidade Pública; demos o primeiro passo e, pelo empenho de todos, registro o agradecimento de toda a Ibiapaba”, disse  o Prefeito Saul Maciel.

Sobre a importância de ter uma Universidade Pública na Ibiapaba, a Deputada Agusta Brito ressaltou que o benefício "é principalmente para aqueles estudantes que não têm condições de sair de seus municípios".

Juntamente com o governador Camilo Santana estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; os deputados federais Leônidas Cristino, Idilvan Alencar, Totonho Lopes e Junior Mano; os deputados estaduais Augusta Brito, Sérgio Aguiar, Tim Gomes e Bruno Pedrosa; e a Vice-reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, além de outras autoridades.

Vestibular 

Durante a inauguração houve o lançamento do Edital do Vestibular para os cursos que serão ofertados no campus Ibiapaba. As inscrições estarão abertas de 23 de agosto a 10 de setembro e as provas realizadas no dia 3 de outubro. O início das aulas será em 25 de outubro deste ano.

Inicialmente, serão implantados os cursos de Administração e Pedagogia, com 40 vagas semestrais para cada curso. O Curso de Pedagogia funcionará pela manhã e o Curso de Administração será no turno da noite. “Com este campus em São Benedito estamos expandindo um sonho de trazer para a Serra da Ibiapaba o ensino superior, com um campus que atenderá a região, primeiro com Administração e Pedagogia, mas devemos trazer outros cursos para cá”, afirmou o governador Camilo Santana.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





12.08.2021
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)

Lido 796 vezes
000014
Compartilhar:



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2021 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.