06/12/2021, Segunda-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Estudantes de Ciências Sociais da UVA têm trabalhos selecionados em mostras nacionais e internacionais de filmes etnográficos
Gerar PDF


O filme "Tinta neles!" do estudante do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Renan Dias, participou da II Mostra Latino-Americana de Filmes Etnográficos, promovido pelo Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NAVIS/UFRN), realizado de 2 e 4 de setembro de 2021. O filme também estará no VI Festival de Cinema Etnográfico do Equador, em dezembro deste ano, e do III Festival de Filme Etnográfico do Pará, de 16 a 21 de novembro de 2021. Renan é bolsista Iniciação Científica (FUNCAP) no Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (LABOME/UVA). O filme "Poesia e Resistência", dirigido por Vicente Sousa, também do Curso de Ciências Sociais da UVA e ex- bolsista do CNPq no LABOME, foi selecionado para o Festival de Cinema da Ibiapaba, de 23 a 28 de novembro próximo.

O filme

O filme é uma etnobiografia, baseada em produção transmídia (podcast, fotografia e imagens em movimento) do artista Tiaguim Tavares e conta sua trajetória na arte do grafite é contada no podcast do Movimento Social FOME, coletivo de jovens no qual está engajado, que reúne moradores de bairros periféricos pobres de Sobral, voltado para comunicação comunitária e atividades culturais como forma de “fomentar a reflexão e engajamento da comunidade para se pensar em um mundo melhor”.

A produção tem 14 minutos e, a partir da narrativa de Tiaguim, juntamente com o acervo existente no LABOME, produz-se “um experimento visual de como a narrativa poderia afetar a quem assiste, articulado a gravação de podcast, a fotografia e a imagem em movimento, contando vivências sobre a arte do grafite e da mobilização popular, a partir de uma trajetória individual”.

Na II Mostra Digital de Ensaio Visuais, evento paralelo à II Mostra Latino-Americana de Filmes Etnográficos, "tivemos aprovado, também, o trabalho 'Tinta neles: territorialidades e territorialização do graffiti em Sobral-CE'", comemora o Coordenador do LABOME, professor Nilson Almino de Freitas. O trabalho “mostra a arte do graffiti pela cidade de Sobral e a territorialização acionada pelos artistas no diferentes espaços urbanos”, explica o professor Nilson.

Veja as produções do LABOME no Instagram.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





09.10.2021
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)

Lido 265 vezes
000016
Compartilhar:



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2021 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.