06/12/2021, Segunda-Feira
 
 
    Fonte tamanho normal Dominuir a fonte Aumentar a fonte Contraste da tela
Ouvidoria
Sugestões, críticas, reclamações
Editais
Editais publicados
pela UVA
Calendário Acadêmico
Agenda das atividades acadêmicas
Vestibular/Concursos
Informações sobre Vestibular/Concursos
Portal de Serviços UVA
Acesso aos Sistemas da Universidade.
 

Edições UVA

Manual TCC

Guia Aluno

Revista

Telefones Úteis

ZICA

ABRUEM

       
Notícias - Curso de Geografia da UVA realiza pesquisa sobre microclima e conforto térmico em praças e parques da cidade de Sobral
Gerar PDF

Alunos do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) trabalham em pesquisa sobre a caracterização termohigrométrica e o conforto térmico em praças e parques da cidade de Sobral.


Alunos do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) trabalham em pesquisa sobre a caracterização termohigrométrica e o conforto térmico em espaços abertos de lazer da cidade de Sobral. O trabalho, coordenado pelo Prof. Dr. Jander Barbosa Monteiro, teve a primeira etapa com atividade de campo concluída em 14 de outubro de 2021. A pesquisa é financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI), referente ao Edital nº02/2020. 

A pesquisa é vinculada ao Laboratório de Estudos Ambientais e Climáticos (LEAC/UVA) do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG/UVA) e objetiva “realizar uma análise termohigrométrica e avaliar o conforto térmico em espaços abertos de lazer, a partir de análise sazonal microclimática em cinco praças e parques urbanos da cidade”, explica o Professor Jander Monteiro. Esta foi uma primeira etapa da pesquisa concluída, de um total de quatro atividades de campo que serão realizadas. As aferições foram feitas na Praça de Cuba, Praça do Patrocínio, Parque da Cidade, Parque Pajeú e na Praça do Bairro Renato Parente.

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral (SEUMA) já manifestou interesse nos resultados da pesquisa, que poderão subsidiar ações vinculadas ao Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (PRODESOL). “Nesse sentido, a Agência Municipal de Meio Ambiente de Sobral (AMA) também prestou apoio às atividades da pesquisa com o veículo para o transporte dos cinco mini abrigos meteorológicos utilizados em campo, firmando uma importante parceria entre Universidade e Prefeitura de Sobral, o que contribuiu para o desenvolvimento da atividade de campo”, afirma o Professor Jander.

A equipe, coordenada pelo Jander Barbosa Monteiro, é formada pelo seguintes bolsistas e colaboradores: João Rodrigues de Araújo Júnior, Francisco Igo Costa Paiva, Andréia Cardoso de Souza,Francisca Janária Moreira Silva, Francisco Pablo Sousa Araújo, Antônia Juliane do Nascimento Morais, Francisca Sena da Silva, Maria Iasmin Alexandre Souza, Isabela Gomes Parente e Fernando Hugo de Castro Lima.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.





22.10.2021
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)

Lido 559 vezes
000014
Compartilhar:



Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2021 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.