Imprimir





IEES/UVA realiza atividades com agricultores sobre cooperativismo
Sex, 30 de Agosto de 2019 17:52 - Última atualização Sex, 30 de Agosto de 2019 17:57

A Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual Vale do Acaraú (IEES/UVA) reuniu, no dia 29 de agosto de 2019, cooperados da Cooperativa Coopasa em encontro que discutiu modelos de organização cooperativista, tendo como foco a experiência local. A reunião foi realizada no Centro Cooperativo Popular (Cepop) do município de Santana do Acaraú.

O tema foi discutido com os mais de 30 cooperados presentes, em três módulos, apresentados pelas agricultoras Maria das Graças dos Santos e Catiana Marques, que também é pedagoga e representante local da IEES/UVA. Nesta sexta-feira, 30/08, o tema foi discutido também com os cooperados da Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapipoca (Coaf). No dia 2 de setembro o tema será apresentado na Cooperativa de Produção da Alimentação Familiar e Biocombustível do Estado do Ceará (Cooperbio) e, no dia 3, à Cooperativa de Prestação de Serviço e Assessoria Técnica (Copasat).

Também participaram da atividade, representantes do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol) e da direção estadual da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

De acordo com o Coordenador da IEES/UVA, Professor Francisco Guedes Barros, o evento é importante, pois "a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú busca, de tempos em tempos, suas significações e ressignificações, a exemplo de agora se reconhecer nos esforços do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário”. 

Atividades em agosto

As reuniões em Santana do Acaraú e Itapipoca encerraram o mês de atividades da IEES/UVA que, no dia 6 de agosto, participou da reunião ampliada do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), realizada no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em Sobral. A UVA é membro do CONSEA, tendo a IEES e o Restaurante Universitário (RU) como representantes. Na reunião, a Incubadora Universitária destacou ações voltadas para o fortalecimento da economia solidária na busca da criação de uma cooperativa que agregue os agricultores familiares, em Sobral. O RU apresentou a proposta de reduzir o uso de descartáveis. O Conselho é formado por 15 membros, sendo 1/3 de representantes do poder público e 2/3 de representantes da sociedade civil organizada.  Saiba mais: (88)3677-4217.

Você pode compartilhar esta notícia em suas redes sociais, acessando os ícones abaixo.



30.08.2019
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)


Lido 713 vezes