23/07/2014, Quarta-Feira
 
 
 



Links Relacionados

Telefones Úteis
Página Inicial UVA   /  Símbolos Oficiais - Brasão
SÍMBOLOS OFICIAIS - Brasão
      



  Escudo de prata, três carnaúbas de sinople (cor verde na rubrica heráldica francesa), contornadas de negro; boi em ouro; contornado de negro; serra em sinople, contornada de negro; ramos de algodão de sinople, frutados de prata, contornados de negro; terço superior do escudo de blau (azul), contendo o livro em prata, contornado de negro, entre a data escrita de "1968" e o nome abreviado da universidade; em contrachefe, campanha diminuta ondada de blau e prata de quatro tiras. Tochas de prata em número de três. Listel branco, com a legenda a negro: "AGERE SEQUITUR ESSE".



Escudo

  O escudo clássico flamenco-ibérico, também denominado de escudo português, lembra, no brasão, a herança recebida pela heráldica brasileira do Reino colonizador português, principal formador da nacionalidade. O metal prata do escudo simboliza paz, equilíbrio, trabalho e inovação. A cor azul do terço superior (chefe, zona principal e nobre do escudo) representa nobreza, e nas burelas ondadas em contrachefa, as águas do rio Acaraú.



Carnaúbas, Boi, Ramos de Algodão

   Representam as atividades econômicas de maior tradição na região e seus principais ciclos econômicos, determinantes na formação social, política e econômica: o extrativismo vegetal da carnaúba (cera e fibra), a criação de gado (couro e carne) e o cultivo do algodão (óleo e fibra). O metal ouro que tinge o boi simboliza prosperidade.



Serra

  Representa o relevo montanhoso da Região marcado pelos maciços da Meruoca, Itapajé, Itapipoca e Serra da Ibiapaba. Juntamente com as carnaúbas, em perspectiva no escudo, representam a grande planície fluvial do Vale do Acaraú.



Livro, Data e abreviatura UVA

  Representa o saber e o conhecimento produzidos na Universidade. Em chefe, no escudo, representa também a educação como caminho, no presente, para o desenvolvimento social. A data "1968" faz alusão ao ano de criação da Universidade Estadual Vale do Acaraú e a palavra UVA, ao seu nome abreviado em sigla.



Burelas Ondadas

  Representam o rio Acaraú que compõe o vale que empresta o nome à Universidade.



Tochas

   As três tochas que sobrepõem o escudo simbolizam o ensino, a pesquisa e a extensão, como missão da Universidade para promoção da melhoria da qualidade de vida da comunidade. O esmalte vermelho (goles) das chamas simboliza valor, liderança e excelência.



Listel

   Fita em que se escreve a divisa heráldica em latim: "AGERE SEQUITUR ESSE", que, em português, significa: "O AGIR SEGUE O SER".

   Os Símbolos Heráldicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú encontram-se regulamentados pela Portaria nº 570 de 27 de julho de 2007. Criador dos símbolos: Fábio de Melo Magalhães - Bacharel em Comunicação Social/ Jornalista pela Universidade Federal do Ceará e Coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da UVA.









Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Av. da Universidade, 850 - Campus da Betânia - Sobral-CE
CEP: 62.040-370 - Ver localização no mapa - Telefone para contato: (88) 3677-4271
© 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.